quinta-feira, 9 de junho de 2011

A FE DO VAQUEIRO E SUAS DEVOÇES

21 ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada levam emoção ao município de Lagoa Real/BA



Começou nesta sexta-feira, dia 03 de junho e vai até domingo (dia 05), no município de Lagoa Real, situado na Serra Geral, a 21ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada. A exemplo dos anos anteriores, a festa deve receber cerca de 50 mil visitantes com missa acompanhada por centenas de vaqueiros vestidos com trajes a rigor. Além da missa e do desfile dos vaqueiros, várias atividades culturais serão apresentadas durante o evento. O prefeito José Carlos Trindade informa que a entrada será grátis.

Na programação de shows a festa será bastante agitada com apresentação dos artistas Mazinho dos Teclados, banda Mel com Terra, banda Forró Aceso e muitos outros. E no domingo, dia 05 está programado o desfile dos Vaqueiros Encourados, Missa do Vaqueiro e um Coral Seguidores de cristo, com os padres: Ademar e Osvaldino.

OFERTÓRIO- Um dos pontos alto da festa é o ofertório, quando os vaqueiros oferecem suas peças de trabalho ( jibão de couros, perneira, alforges, laço, chocalho, berrante) no altar e pedem ajuda divina no trabalho de guiar e prender reses no campo. Cada peça é identificada e interpretada na voz forte de Galego Boiador. A missa, que se repete todos os anos, sempre pela manhã, é assistida por cerca de mil pessoas.

Durante a vaquejada, os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer as atividades culturais do município como o fabrico de forma artesanal da rapadura e da cachaça. As mulheres rendeiras demonstram como fazer artesanalmente tapetes e produtos usados pelos vaqueiros da região, através da renda de fios extraídos do algodão. As barracas de bebidas e comidas típicas não vão faltar durante os festejos da vaquejada que já faz parte do calendário cultural do Estado e conta com muita gente de outros estados, principalmente do Norte de Minas Gerais.

O município de Lagoa Real fica no sudoeste do estado, a aproximadamente 670 quilômetros de Salvador. Tem cerca de 14 mil habitantes e sua economia é baseada nas culturas de algodão, feijão, farinha de mandioca e na produção de rapadura e cachaça. Segundo a prefeitura, todos os moradores têm a sua situação fundiária regularizada e a produção de algodão chega a 100 mil arrobas por ano.

A vaquejada é a festa mais popular e tradicional do ciclo do gado nordestino. De início a vaquejada, marcava apenas o encerramento festivo de uma etapa de trabalho. Reunir o gado, ferrá-lo, castrá-lo e depois conduzi-lo para a “invernada” onde ainda existissem pastos verdes- esse era o trabalho essencial dos vaqueiros. Os coronéis e senhores de engenho, após perceberem que a vaquejada poderia ser um passatempo para as suas mulheres, e seus filhos, tornaram a festa um novo esporte. Quando perceberam que a vaquejada poderia ser um esporte começaram a organizar algumas disputas, onde os participantes eram os seus vaqueiros. Atualmente, a vaquejada é uma festa que se comemora sobre um cenário em que dois personagens essenciais sãos os bois e o vaqueiro. Hoje em dia as vaquejadas são consideradas grandes eventos populares deixando de ser uma simples manifestação cultural nordestina, e atraindo um excelente público onde quer que aconteçam.

Confira a programação da 21ª Missa do vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real:

Dia 03- Sexta-feira
Mazinho dos Teclados, Banda Sem Parêa, Forrozeiro e Banda Roberto Dantilli;

Dia 04- Sábado
Banda Massupilame, César e Paulinho, Banda Mel com Terra e Banda Forró Aceso;

Dia 05- Domingo
Desfile dos Vaqueiros Encourados, Missa do Vaqueiro (9:00h)
Coral seguidores de cristo, padres: Ademar e Osvaldino
Repentistas: galego Aboiador, Deda Simão, Antonio Neto e Zito Barbosa
Festeiros: Zé da Lagoa Funda e Joaquim de Ermilino (in memoriam)
Forró com Luiz Alberto e Banda bailão Brasil (à noite).

fonte: blog luiz alves dos santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário