segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Geraldinho Estrela é eleito presidente da ABVAQ

 por Clara Marinho

O candidato à presidência da Associação Brasileira de Vaquejada, pela chapa única Viva Vaquejada, Geraldo Estrela Neto foi eleito, por unanimidade dos votos, no pleito realizado nesta sexta-feira, 30, no Parque e Haras Ivandro Cunha Lima, na cidade de Campina Grande-PB. A assembléia que teve início às 16h, durante o evento oficial da ABQM, reuniu importantes promotores do esporte nordestino, criadores, leiloeiros, políticos e a imprensa especializada. A nova presidência atuará no triênio 2011, 2012 e 2013.

Presidida pelo então ex-presidente Ivandro Moura Cunha Lima Filho, os membros da Associação explanaram acerca da importância dessa nova diretoria que promete fortalecer a luta em prol da regulamentação da vaquejada como esporte e cultura. O atual vice-presidente, Jonatas Dantas acredita que essa é a hora da mudança e que “a vaquejada é cultura e cultura é um direito institucional”.

Os atuais membros da ABVAQ mostraram que tem pressa na luta pelo fortalecimento da vaquejada. Jonatas Dantas e Ivandro Filho se comprometeram em doar animais para serem leiloados em favor da Associação Brasileira. O leiloeiro Aníbal Ferreira e Marcelo Sarmento, representando a ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, também se comprometeram em contribuir no levantamento de caixa para a Associação.

Geraldo Estrela Neto convocou a todos para, a partir de agora, unir forças e arregimentar pessoas com influência política para aprovar o projeto de regulamentação e começar desde já uma política de conscientização entre promotores de vaquejada e competidores para o cumprimento de novas regras, objetivando proteger cada vez mais os animais e os vaqueiros.

Um dos focos principais dos atuais membros da ABVAQ é levar a vaquejada, segundo maior esporte do país, ficando atrás apenas do futebol, para o âmbito da imprensa nacional. Por ano as festas de gado do nordeste movimentam cerca de R$ 1,5 bilhão de reais, gerando mais de cem mil empregos diretos e indiretos, com mais de seis milhões de pessoas circulantes.

foto: Aluíso Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário