domingo, 27 de março de 2011

CUIDADOS COM SEU ANINAL

Tire suas dúvidas sobre a Anemia Infecciosa Equina (AIE)

A medicina veterinária preventiva é indispensável na criação de equinos na atualidade, tendo em vista que muitas enfermidades, sobretudo as infecciosas, podem ser evitadas minimizando-se desta forma os custos financeiros da criação, principalmente com tratamentos de enfermidades que envolvem gastos com honorários do profissional veterinário e medicamentos. Os instrumentos profiláticos frequentemente adotados são estabelecidos atavés de um bom manejo alimentar, vermifugação, vacinação, boas instalações e outras medidas profilático-sanitárias, como por exemplo as barreiras naturais e artificiais, placas indicativas e proibitivas, pedilúvios, qualidade da água e dedetizações periódicas das instalações, todas elas preferencialmente orientadas e supervisionadas por médico veterinário capacitado.
   A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma enfermidade infecciosa de origem viral, que acomete algumas espécies da Ordem Perissodactyla, sobretudo, os da família Equidae, popularmente também conhecida como “Febre dos Pantanos”, pois, nos pantanos e regiões alagadiças há um grande numero de possíveis vetores hematófagos capazes de transmitir o vírus causador desta grave enfermidade. A importância dada a esta doença, deve-se sobretudo ao seu caráter, a princípio irreversível, que leva os pacientes acometidos à óbito ou mesmo causando infecções persistentes em hospedeiros naturais, fato este, indesejável em um plantel, especialmente, ao se tratar de hospedeiros de espécie equina de alto valor zootécnico.
   Esta enfermidade caracteriza-se por ser cosmopolita, com manifestações agudas, sub-agudas, crônicas ou assintomáticas, tendo esta sido detalhadamente descrita no século XX.
 Pesquisadores realizaram investigações substanciais deste vírus “in vitro”, descobrindo a alta afinidade genética deste vírus com o vírus da imunodeficiência humana – HIV. Entre os anos de 1957 e 1969, a AIE foi detectada e reconhecida no Brasil, sendo os primeiros relatos para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, posteriormente foram relatados surtos epidêmicos no pantanal Mato Grossense, na Ilha de Marajó e casos esporádicos no Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. A base etiológica desta doença é um RNA-VIRÚS com alta capacidade mutagênica, pertecente a família Retroviridae, sub família lentavirinae e gênero lentivirus que pode infectar todos os equídeos, sem predileção por raça, sexo e idade, com índices de morbidade e mortalidade variáveis.
   A transmissão deste vírus, a princípio, não ocorre por contato direto, devendo haver a presença de vetores hematófagos, havendo relatos para Dípteros, como a mosca de estábulo “Stomox Calcitrans e a mosca do cavalo “Tabanus sp., estando estes vetores epidemiológicamente e substancialmente envolvidos na presença e transmissão desta enfermidade. A transmissão iatrogênica através de instrumentos e ou agulhas não esterilizados também são reconhecidas como possibilidades mecânicas para haver a transmissão viral, desta forma, a importância desta enfermidade é reforçada frente a criação de equinos em todo o mundo, onde estes instrumentos encontravam-se substancialmente presentes. Urina, saliva e outras secreções podem ter a presença do vírus, porém, em uma carga viral insuficiente para disseminá-lo. Paradoxalmente, a transmissão vertical (mãe para o feto) é viável, bem como através do colostro e do sêmen durante a fase virêmica. Após o ingresso do vírus no organismo susceptível, ha uma multiplicação inicial nas células retículo-endoteliais e especialmente nas células de Khupffer presentes no fígado, bem como em todo o organismo. Após uma viremia inicial, é possível se isolar o vírus presente em órgãos linfóides. A ação viral é percebida clinicamente e ou laboratorialmente por uma depleção (diminuição) na produtividade hematólogica na medula óssea, bem como no tempo de vida de hemácias circulantes.
   Os sintomas clínicos são variáveis, desde um portador assintomático até um paciente com doença crônica, sendo todas em suas diferentes formas clínicas de apresentação, consideradas fontes   potenciais de contaminação e infecção. Havendo manifestação clínica, os equinos podem apresetar   febre, anorexia, anemia, fraqueza, perda de peso corpóreo, hemorragias petequiais, icterícia e edemas, associados entre si ou isoladamente.
   O diagnóstico é estabelecido laboratorialmente através do teste de imunodifusão em Gel Agar (IDGA), que é o teste oficial para confirmação da doença em equinos reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento. Este teste conhecido como “Teste de Coggins” foi descrito primeiramente pelo pesquisador de mesmo nome, que estabeleceu sua especificidade para a AIE.
   O tratamento específico é até o presente momento considerado ineficaz, e portanto inexistente, sendo a profiláxia, incluindo o controle dos equinos e vetores, a melhor alternativa para se evitar a doença. 
   A AIE inclui-se na lista de doenças passíveis de rigorosas medidas sanitárias, onde no ano de 1981 foi publicado uma Portaria Ministerial que recomenda a Secretária Nacional de Defesa Agropecuária adotar normas técnicas para o controle e erradicação desta enfermidade em todo o território nacional, citando como exemplo, a obrigatoriedade da Guia de Trânsito Animal (GTA); que deve constar durante o deslocamento dos mesmos, incluindo-se neste caso, para a emissão do GTA a obrigatoriedade da posse do exame de AIE com resultado negativo e dentro do prazo de validade, exame este que só é reconhecido se realizado por Médico Veterinário e laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento.
   A legislação brasileira recomenda a notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura e Abastecimento de casos diagnósticados positivos para AIE laboratorialmente realizado pelo “Teste de Coggins”, seguido de realização de eutanásia dos referidos animais.
   É importante o acompanhamento pelo Médico Veterinário dos equinos de um plantel, realização de exames periódicos e implatação de um manejo adequado. Sempre que for adquirir novos animais não abrir mão de orientações especializadas do Médico Veterinário para se previnir e não adquirir animais enfermos, evitando assim problemas e prejuízos posteriores a compra.
 
 
Dr. ERISSON AQUINO LOPES
MÉDICO VETERINÁRIO

OBRIGADO MEU SENHOR POR FAZER ESTA HOMENAGEM SEM PROSOPOPÉIA A KARA VEIA

KARA VÉIA


FOI UM VAQUEIRO MUITO CONHECIDO PELO ESSE TODO BRASIL ELE JA ESTAVA NO AUDIO DA FAMA QUANDO UM TRAJEDIA ACONTECEU. KARA VEIA SE SUICIDOU-SE NO DIA 27/03/2004. MAIS NAO VAMOS PENSA NISSO VAMOS PENSA NOS MOMENTOS BOM QUE PASSAMOS OUVINDO SUAS MUSICAS DE SUAS AUTORIAS QUE AINDA HOJE FAZEM SUCESSO EM TODO PAÍS!!!


Sua Trajetória



A KARAMETADE DAS VAQUEJADAS DO BRASIL!

Natural de Chã Preta/AL, foi vaqueiro e locutor de vaquejada. Pessoa simples e humilde, Kara Véia chegou ao sucesso através de muito esforço, dedicação e perseverança, além do grande talento musical.
Estourou em 2001 com a música "Foi você" q lhe rendeu mais de 80.000 cópias vendidas de seu 2º CD. Dentre os sucessos q gravou estão "Filho Sem Sorte", "Mulher Ingrata e Fingida", "Paixão de Boiadeiro" e "Boi de Carro", além das músicas de sua autoria como "Sonho Colorido", "Casamento de Vaqueiro", "Foi você", "Princesa dos Montes"(Homenagem a Chã Preta)...Partiu em 27 de março de 2004, deixando saudades a sua família, sua terra Chã Preta, amigos e fãs q conquistou pelo Brasil, mas deixou sua marca na música nordestina e hj seu irmão ARRYPIADO "A OUTRA KARAMETADE DAS VAQUEJADAS" dá continuidade ao seu trabalho.
DISCOGRAFIA KARA VÉIA:
CD1: PÉ DE UMBUZEIRO (C/ Carlos Cavalcante)
CD2: OS CARAS-METADE DAS VAQUEJADAS (C/ Perreca)
CD3: KARA VÉIA - A KARAMETADE DAS VAQUEJADAS

CIRCUITO PERNAMBUCANO ESSE E 10!

Circuito Pernambucano 2011. Tradição e organização em vaquejadas


Comemorando seus 15 anos de sucesso, o Circuito Pernambucano de Vaquejada inicia a temporada 2011 no Parque Estácio Varjal, na cidade de Água Preta-PE, com uma premiação total de 137 mil reais. A direção da competição pretende ser ainda mais rigorosa com o cumprimento dos horários, fato que já foi bastante elogiado em 2010. 

Na fase de pontos corridos, cada etapa do Circuito PE oferecerá uma premiação média de 135 mil reais, totalizando 63 motos e 6 carros. Na final do Circuito, o campeão da categoria Profissional será contemplado com 5 mil reais. Do segundo ao décimo lugar receberá 3 mil reais. Já o campeão da categoria Amador Ouro receberá 3 mil reais pelo título e do segundo ao décimo ficará com mil e quinhentos reais. Finalizando a premiação do Circuito Pernambucano, o campeão da categoria Amador Prata levará para casa a quantia de dois mil reais e o do segundo ao décimo lugar receberá mil reais. Na final do Circuito PE, os cinco melhores de cada categoria disputarão uma moto. 
Serão cinco etapas nos melhores parques de vaquejada do estado de Pernambuco. 
Parque Estácio Varjal – Água Preta/PE = 03 à 06 de FEV. 
Parque Haras Santa Fé – Bezerros/PE = 17 à 20 de MAR. 
Parque Xô Boi – Santa Cruz do Capibaribe/PE = 19 à 22 de MAI. 
Parque Boi Nelore – Frei Miguelinho/PE = 21 à 24 de JUL. 
Parque Dr. Luiz Inácio – Gravatá/PE (FINAL) = 01 à 04 de SET.

UMA HISTORIA QUE VEM DANDO CERTO

HISTORIA DA (ANQM) NO RIO GRANDE DO NORTE


A ANQM (Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha) foi fundada em 1989, e tem um histórico tradicional na realização de eventos da raça Quarto de Milha, sempre buscando aperfeiçoar os eventos que promove, primando pela qualidade e objetivando o sucesso das promoções, o que fez com que o LEILÃO OFICIAL ANQM e o CIRCUITO ANQM DE VAQUEJADA se transformassem em um dos principais eventos da raça Quarto de Milha do Brasil.

Leilão Oficial ANQM
Desde 1990, todo ano a ANQM promove o Leilão Oficial da raça no estado do Rio Grande do Norte, durante a Festa do Boi, evento que já é sinônimo de sucesso na Região Nordeste pela qualidade dos produtos que apresenta.
O Leilão é o principal evento desta natureza durante a Festa do Boi, principal exposição agropecuária do estado do Rio Grande do Norte e uma das principais do Brasil. Há muitos anos que o leilão, detém o maior faturamento dentre os leilões realizados durante a Festa do Boi, contando com um público presente de 800 (oitocentas) pessoas lotando o recinto. Enfim, uma verdadeira festa do Cavalo Quarto de Milha, além de milhões de espectadores espalhados por todo o Brasil, já que o evento é transmitido AO VIVO pela TV.

Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada ABQM
Em 2005 a ANQM realizou o III Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada ABQM, em Macaíba (RN) que contou com o apoio do Parque Otaviano Pessoa e da ABQM, oferecendo uma premiação de R$ 103.000,00 (cento e três mil reais). O sucesso foi marcado, pela participação de mais de 400 vaqueiros e um público médio de 30 mil pessoas por dia, comprovando que a Vaquejada já conquistou seu espaço no esporte brasileiro.
A ANQM é vinculada a ABQM, que foi fundada em 15 de agosto de 1969.

Circuito ANQM de Vaquejada
Em 2006 a ANQM passou a realizar o Circuito ANQM de Vaquejada que conta com a chancela da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), oferecendo a cada ano uma premiação total de aproximadamente R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) com premiação extra para cavalos Quarto de Milha registrados na ABQM.
O circuito vem crescendo a cada ano, contando hoje com a participação de vaqueiros de todo o Brasil, num total de mais de 300 cavalos competindo, pré-fazendo a média por etapa de 800 (oitocentas) inscrições e um público circulante de aproximadamente 66.000 (sessenta e seis mil) pessoas, uma movimentação financeira em torno de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), gerando 1.500 (hum mil e quinhentos) empregos diretos e indiretos e um consumo médio mensal de 400 (quatrocentas) toneladas de ração.

Números do Circuito ANQM de Vaquejada

2006 - I Circuito ANQM de Vaquejada
Realizado em 10 etapas, ofereceu uma premiação de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) para cavalos registrados na ABQM e uma premiação total de R$ 885.000,00 (oitocentos e oitenta e cinco mil reais), contou com a participação de 249 cavalos registrados na ABQM e vaqueiros de todo o Brasil.


2007 - II Circuito ANQM de Vaquejada & I Circuito Universitário ANQM de Vaquejada
Realizado em 12 etapas, ofereceu uma premiação total de mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), sendo vendido 8.813 inscrições e um público circulante de aproximadamente 803.000 pessoas.


2008 - III Circuito ANQM de Vaquejada & II Circuito Universitário ANQM de Vaquejada
Realizado em 8 etapas, ofereceu uma premiação total de R$ 854.000,00 (oitocentos e cinquenta e quatro mil reais), sendo vendido um total de 6.835 senhas e um público circulante de aproximadamente 487.000 pessoas.


2009 - IV Circuito ANQM de Vaquejada & III Circuito Universitário ANQM de Vaquejada
Realizado em 8 etapas, ofereceu uma premiação total de R$ 905.000,00 (novecentos e cinco mil reais), sendo vendido um total de 7.035 senhas e um público circulante de aproximadamente 502.000 pessoas.


2010 - V Circuito ANQM de Vaquejada & IV Circuito Universitário ANQM de Vaquejada
Realizado em 7 etapas, ofereceu uma premiação total de R$ 977.000,00 (novecentos e setenta e sete mil reais), sendo vendido um total de 6.856 senhas e um público circulante de aproximadamente 462.000 pessoas.

REVISTA VAQUEIRAMA CADA VEZ MELHOR

Nesta sexta, lançamento da edição especial da Revista Vaqueirama


Será nesta sexta-feira, dia 25, às 19h, no leilão Paraíba Horse no Parque e Haras Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande, o lançamento da Revista Vaqueirama, edição especial em comemoração a um ano de circulação. O número 5 traz  a cobertura total da festa de entrega de troféus do Prêmio Melhores do Ano promovido pelo Portal Vaquejada.
A edição especial vem recheada de matérias importantes reportando à vaquejada, com destaque para personagens responsáveis pelo sucesso deste esporte nordestino, que vem tomando conta do Brasil.
Na ocasião, toda equipe, juntamente com os que fazem a vaquejada brasileira, estará comemorando os quinze anos de trabalho e dedicação de Fábio Leal ao esporte vaquejada.

RESULTADO DA 17ª Vaquejada Pq. Haras Ivandro Cunha Lima-2ª Etapa FEVAP e 5ª Etapa Campeonato Portal - 2011 DIAS 24, 25, 26 e 27 de Março de 2011

CATEGORIA 
PROFISSIONAL


Antônio Vicente






Ivandro Filho
DON ROJO HJG (DON ROJO HJG) PLAYBOY (PLAYBOY)
Parque Haras Ivandro Cunha Lima - Campina Grande-PB
2° Lugar
Igor Lucena Pepé
Haras Fernando Lucena (1) - Caruaru-PE
3° Lugar
Correia Zé Borges
Cavalo não informado Cavalo não informado
Parque Haras Luiza - Parelhas-RN
4° Lugar
Elias Correia
Parque Polion Torres Júnior - Caicó-RN
5° Lugar
Fernandinho Ceres Jackson Ceres
Representação Biscoitos e Massas Ceres - Recife-PE
6° Lugar
Marquinhos de Varzea Sidney Batista (Cangaia)
Grupo Clóvis Paiva/Parque Milanny - Ribeirão-PE
7° Lugar
Conan Tidinho
Grupo João Pimpão - Campina Grande-PB
8° Lugar
Iran Júnior Latércio
SUPER GUGA CHARGE (GUGA) FRECKLE'S DREAM RV (FRECKLE'S DREAM RV)
Grupo Clóvis Paiva/Parque Milanny - Ribeirão-PE
9° Lugar
Rogério Lira Mi Xavier
Parque Arthur Filho - Pilar-AL
10° Lugar
Genildo Filho Adjailson Paiva
Grupo Bezerra - Toritama-PE
11° Lugar
Zé Borges Correia
Parque Haras Luiza - Parelhas-RN
12° Lugar
Dadinho Expedito (PB)
Representação Mundo Rural - Patos-PB
13° Lugar
Adjailson Paiva Adailton Paiva
Grupo Canário Veículos - Recife-PE
14° Lugar
Renan Tobias Renato Tobias
Haras Mastruz com Leite - Caucaia-CE
15° Lugar
Antônio Neto - PB Adélio Neto
Parque Cowboy - João Pessoa-PB
16° Lugar
Mario Diniz Reginaldo
Representação Ótica Diniz - Teresina-PI




CATEGORIA AMADOR

1° Lugar
Hugo Edson Adailton Paiva
Cavalo não informado Cavalo não informado
Representação Cerâmica Milênio - Paudalho-PE
2° Lugar
Ronaldo Alessandro Suassuna
Cavalo não informado Cavalo não informado
Parque Saia Rodada Park Show - Caraubas-RN
3° Lugar
Fernandinho Lucena Pepé
ZINGARA CASH JC (ZINGARA) Cavalo não informado
Haras Fernando Lucena (1) - Caruaru-PE
4° Lugar
Danilo Lucena Pepé
Cavalo não informado Cavalo não informado
Haras Fernando Lucena (1) - Caruaru-PE
4° Lugar
Danilo Lucena Pepé
Cavalo não informado Cavalo não informado
Haras Fernando Lucena (1) - Caruaru-PE
5° Lugar
Juliano-PB Mateus
Cavalo não informado Cavalo não informado
Parque & Haras PJ - São José dos Ramos-PB 54 KM 10-PB
6° Lugar
Neto Bezerra Genildo Filho
Cavalo não informado Cavalo não informado
Grupo Bezerra - Toritama-PE
7° Lugar
Jarbinha César Cobé
Cavalo não informado Cavalo não informado
Parque Silvio Bezerra Melo - Currais Novos-RN
8° Lugar
Adelson Florêncio Filho Véi de Edsom

Grupo Bagunça Jeans/Parque Maria da Luz - Toritama-PE
9° Lugar
Cesar Neto Germano


Representação Rancho Delfino/ Equipe Forró Pegado - João Pessoa-PB
10° Lugar
Paulinho Sidney Batista (Cangaia)


Haras PFF - Capim-PB


A DISPUTA FICA CADA VEZ MAS APERTADA

As “feras”do CPNV se preparam para a final no Ivandro Cunha Lima


Dos quinze animais com vaga garantida para a disputa final do Parque Ivandro Cunha Lima, na categoria Profissional, sete deles participam do Campeonato Portal na Vaquejada. Os cavalos Holland Jeck, Super Guga, Don Principe Bar, Nanquim Verde, Egoismo Fest (Goe) e Don Rojo, além da égua Primadona Eternally, entram, neste domingo, 27, na pista, em busca dos valiosos pontos do “Brasileirão das Vaquejadas”.
Entre os classificados, Holland Jeck (Parque Milanny) e Primadona Eternally (Canário Veículos) estão empatados na oitava colocação do Campeonato Portal. Podendo chegar à vice-liderança, caso obtenham o título de campeão nesta quinta etapa.
O Super Guga também aparece como um dos favoritos ao título de campeão, representando o Grupo Clóvis Paiva. A “fera”, montada por Iran, pode subir até oito posições na classificação geral. Esta é a mesma situação de: Nanquim Verde (Grupo Bezerra) e Egoismo Fest – Goe (Parque Cowboy).
Na final, quem também pode surpreender são os competidores: Don Rojo (Parque Ivandro Cunha Lima) e Don Principe Bars (Biscoito e Massas Ceres).

ESQUENTA A DISPUTA DO CAMPEONATO PORTAL NA VAQUEJADA

Na disputa dos Amadores, três animais rumo à liderança do Campeonato Portal


Na final da categoria Amador, na vaquejada do Parque Ivandro Cunha Lima, 14 duplas vão disputar o título de campeão. Nesta quinta etapa do Campeonato Portal Na Vaquejada, seis cavalos já esquentam os arreios para a competição que começa às 17h. Empatados no sexto lugar com 20 pontos, El Greco Nel – o Rato (Haras Fernando Lucena), Zingara Cash (Haras Fernando Lucena) e Zampar (Cerâmica Milenium), prometem balançar a pista, pois, o cavalo que vencer esta etapa soma 35 pontos e chega à primeira colocação, junto com o atual líder Ruby Eternally (Fazenda Malhada).
Com 20 pontos e ocupando a vigésima colocação, Pretty Streak Six (Dogi Ranch), Absolut Eternally (Haras PFF) e Cutters Doc (O Sacolão), caso obtenham o primeiro lugar no Ivandro Cunha Lima, chegam à segunda posição do “Brasileirão das Vaquejadas”. A cada nova etapa, os pontos do Campeonato Portal tornam-se ainda mais valiosos.
A próxima etapa do CPNV acontece de 01 a 03 de abril na vaquejada de Gravatá-PE, no Parque Haras da Serra.

O PARQUE IVANDRO CUNHA LIMA TRADIÇAO DE VAQUEJADA

Público lota o Ivandro Cunha Lima e vê o cavalo Zampar ser campeão


Cerca de três mil pessoas se reuniram, neste domingo, 27, para assistir a grande final da categoria Amador, na vaquejada do Parque Ivandro Cunha Lima. Na sua décima sétima edição, mais uma vez, a vaquejada de Campina Grande-PB surpreendeu e bateu recorde de público. O cavalo Zampar, na sela com Hugo Edson da Cerâmica Milenium-PE, confirmou o favoritismo nesta quinta etapa do Campeonato Portal Na Vaquejada, sagrou-se campeão e passa a ocupar a primeira colocação, empatado com Ruby Eternally da Fazenda Malhada-PB, com 55 pontos. Com o resultado, o vaqueiro levou R$ 6 mil reais. 
Das 14 duplas que entraram na disputa, seis animais estão competindo no “Brasileirão das Vaquejadas”. Na segunda rodada, permaneciam o El Greco Nel, na sela de Danilo Lucena, Zingara Cash, montada por Fernando Lucena, Babalu com o vaqueiro Ronaldo Almeida e Zampar, montado por Hugo Edson. Os dois competidores do Haras Fernando Lucena, perderam o boi. Zampar deveria ‘destruir’ a boiada e conquistar os 35 pontos que lhe garantiam a primeira colocação. Na terceira rodada Hugo Edson cravou o boi na faixa e Ronaldo Almeida teve boi de retorno. Mas, na quarta rodada Ronaldo não fez o boi valer e o jovem vaqueiro Hugo Edson mostrou força e, com uma puxada precisa, botou o boi no chão.
Obtendo a terceira e quarta colocação, respectivamente, Zingara Cash e El Greco Nel (o Rato) somaram 20 pontos, passando a ocupar o segundo lugar no Campeonato Portal, na categoria Amador, especialidade Puxar. Os dois animais do Haras Fernando Lucena estão empatados com 40 pontos.
Também somaram pontos nesta etapa: King Horse Bar (Ivandro Cunha Lima-PB), Magnata (Equipe de Vaquejada Forró Pegado-PB), Pretty Streak Six (Parque Maria da Luz-PB), Cutters Doc – Big Brother (O sacolão-PB) e Babalu (Saia Rodada Park Show-RN).

A VIDA DE DOIS CABRAS DESMANTELADOS

BIOGRAFIA DO DOIS CABRAS DESMATELADOS SIRANO E SIRINO



Com dezoito CDS gravados, Sirano começou sua carreira no Ceará, sua terra natal, aos sete anos de idade. Aos onze já tocava sanfona com seu pai e irmãos. Em 1979, montou sua primeira banda que o levou a ser convidado a percorrer o Nordeste com o cantor Messias Holanda, em 1981, a exemplo de Luiz Gonzaga, que criou seu estilo próprio, cantando o nordeste, suas cidades, modo de vida, secas, pássaros, etc. Sirano também criou seu estilo de forró onde relata principalmente as brincadeiras, vaquejadas, às “cornagens" e o dia-a-dia humorístico do­ nordestino. Em 1982, com o presente que recebeu do nosso maior sanfoneiro, Luiz Gonzaga, Sirano passou a fazer shows solo, inclusive showmicios. Aliás, na campanha de Fernando Henrique Cardoso para Presidente da República, executava o Hino Nacional em sua sanfona.
    
      Sirano consegue a proeza de tocar DUAS músicas ao mesmo tempo em sua sanfona, por exemplo, ele toca “ASA BRANCA" no teclado e "A VOL TA DA ASA BRANCA" nos baixos da sanfona.
     Quando da apresentação da Orquestra de Câmera de Moscou, em Fortaleza, gravou uma fita para apresentar antes do conserto, onde executava peças de Mozart intercaladas com músicas de Luiz Gonzaga, realizando uma transformação do clássico para o forró e vice e versa, incorporando os dois autores como se fosse um só. Gravou seu primeiro disco a convite da gravadora continental, em 1988. Em 1990 gravou seu segundo trabalho, "ARRETADO", um independente que teve uma ótima repercussão pelo Ceará. Em 1992, lançou seu terceiro trabalho solo "DE MARANGUAPE PARA O BRASIL". Em 1993, passou a ser apresentador do programa "MEU XODÓ" que ia ao ar pela TV JANGADEIRO, na época transmitido pela TV BANDEIRANTES, depois passou a ser transmitido pelo SBT, passando a ser apresentado aos sábados, depois Sirano passou à apresentar dois programas "BRASIL TROPICAL" transmitido pela parabólica, no Canal do Boi, canal 09, onde mostra cantores, conjuntos, humoristas locais e outros artistas conhecidos nacionalmente e outro "NORDESTINANDO" transmitido pelo TV DIARIO teve local para todo nordeste e pela parabólica para outros estados sendo transmitido aos sábado à noite e tendo reprise na semana. Atualmente Apresenta o Programa “NO ALPENDRE DA FAZENDA” transmitido pela na TV DIARIO, exibido aos domingos as 05h30min. Onde mostra artistas locais, nacionais e particularidades do dia a dia nordestino com entrevistas e reportagens. Seu quarto trabalho e primeiro CD "SIRANO e Banda Só o Mie", foi lançado em 1994 pela Cid, que trouxe os sucessos Cabra Desmantelado, Valentona, Barriga branca e Escolinha do professor Raimundo. Em 1995, fez o lançamento de seu quinto disco com os sucessos Cabra namorador, Casa separa, Só no nane nanai, To bebendo to pagando, Ficando Solteiro, Chifrudim e outros pela Som Zoom, vendendo mais de cem mil cópias, ganhando Disco de Ouro. A convite da gravadora Paradoxx Music, em 1996, Sirano lançou seu sexto CD, incluindo os sucessos, Não levo mulher pro forró, Danada da pensão, Cara lisa, Jeito bom, Do batente a fora cabra solteiro. Em 1997 lançou seu sétimo CD "CABRA ASSIM É BOM DEMAIS", incluindo os sucessos: Foi mulher pra mim ta bom, Que mercadoria, Você é muito é do..., Etc. Ainda em 1997 lançou seu oitavo CD, "SIRANO É FESTA - MEU ESPORTE É VAQUEJADA", pela Paradoxx Music onde destacamos, Meu esporte é vaquejada, Maçaroca arretada, Sete muié, Te jurei, Quem manda é a mulher, Camaleão, etc.

     Em 1998, lançou seu CD ao vivo, "SIRANO E SIRINO AO VIVO", onde constam regravações de todos os seus sucessos anteriores, e sendo esse também seu primeiro CD gravado em parceria com, seu irmão, Sirino. Em 1999 veio seu décimo trabalho “SIRANO E SIRINO - QUANTO MAIS EU BEBO, MAIS EU GOSTO DE VOCÊS”, com as músicas: Mulher de cabaré, Anjo da guarda, To doido pra sexar, Xhenhen nhem. Em 2000 lançou seu décimo primeiro CD "SIRANO E SIRINO - DOIS CABRAS CACETEIROS" com as músicas: Pense nele, Mulher ingrata e fingida, Vaqueiro caceteiro, Onde canta o sabiá e Quem não bebe não ver o mundo girar. Em 2001 lançou seu décimo segundo CD "SIRANO E SIRINO - O DESMANTELO CONTINUA" com as músicas Coração de cachaceiro, Sei que errei, Dois amores, Pelo nosso amor, Pode ver que to no meio, Chifre é que nem catimbo. Em 2002 lançou seu décimo terceiro CD “SIRANO E SIRINO FAMA DE RAPARIGUEIRO" com as músicas Fama de Raparigueiro, E deixe outro para mim, Nada de duas mulher, Quero, Quero, Até O Burro Chora, Uma Chuva de Saudade, Consolo de corno é cana.

     Em 2003, lançou o décimo quarto CD “SIRANO E SIRINO - AMOR DE RAPARIGA E QUE E AMOR” com as músicas: Amor de rapariga, Ele vai voltar, Pocotó, Mulher tu és a culpada, Se mulher fosse veneno, Bebe neném, com certeza, Cara ter, Amor a toda hora, Se pensar endoida, Vem me ver, Ela largou nele e ele, Mulher ingrata e fingida, Dê um toque, Você ta me dando bola, Eu só quero três coisas, Quem fala de mais, Nordestinando. Em 2004, lançou seu décimo quinto CD “SIRANO E SIRINO - DANDO UM BANHO DE GATO" com as músicas: Se arranjo uma namorada ela diz que é rapariga, dando um banho de gato, Não atendeu, Quem tem uma não tem nada, Te quero mesmo assim, Bonita quando é brava, Só não passa você, Eu quero um beijo. Em 2005, lançou o décimo sexto CD “SIRANO E SIRINO - NÃO DURMO NÃO VOU EMBORA" com as músicas: Não durmo não vou embora, Vou ficando com as duas, Melhor do que amor é fazer amor, Chifre tira o paladar, sofrendo sem merecer, Quem procura acha, Saudade Judéia demais, O abestado pensa que é forró.

     Em 2005, lançou também o décimo sétimo “SIRANO E SIRINO ­CIRCUITO DE VAQUEJADA” . Em 2006 lançou o décimo oitavo CD “SIRANO E SIRINO - O DESMANTELO SÓ PRESTA GRANDE”, com o mesmo titulo do primeiro DVD, tem varias musicas de CDs anteriores como: Não durmo não vou embora, Dormindo no sofá, Casa separa, Mulher de cabaré, Amor de Rapariga, To bebendo to pagando, Vamos fazer amor na rede, e algumas inéditas como: A naja lá de casa, O desmantelo só presta grande.

     Em 2007 lançou seu décimo nono CD “SIRANO E SIRINO – DOIS VAQUEIROS APAIXONADOS”, com as músicas: Não tenha vergonha de roer, Dois vaqueiros apaixonados, Assim sou eu, Bate bem devagarzinho, Aline, Safadinha é bom demais. Em 2008, lançou o vigésimo CD “ SIRANO E SIRINO - NÃO TENTE ME IMPEDIR”, com as musicas:  Não tente me impedir, Pode acreditar que o amor existe,Se eu não gostar de mim quem é que vai gostar?, Preciso de carinho preciso de você, feliz quem tem amor, O teu silêncio faz barulho. Em 2009, lançou seu vigésimo primeiro CD “SIRANO E SIRINO - TÔ TÔ NAMORANDO A FILHA DO PATRÃO” com as musicas: O namorado, Tô Tô Namorando, A filha do Patrão, A resposta do Namorado.

     Sirano e Sirino vêm realizando shows pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia “Piauí” Maranhão, Bahia. Como Compositor Sirano possui mais de duzentas obras. Algumas canções foram gravadas pela Banda Mastruz com Leite (Pneu Furado, Cheiro de Perfume, Só se Casar), pela cantora Kátia de Tróia (Moreno), Banda Mel com Terra (sala de Reunião), Banda Alta Tensão ( Mais e Muito Mais), a cantora Eliane (Quero de dar amor) e outros.