domingo, 27 de março de 2011

A VIDA DE DOIS CABRAS DESMANTELADOS

BIOGRAFIA DO DOIS CABRAS DESMATELADOS SIRANO E SIRINO



Com dezoito CDS gravados, Sirano começou sua carreira no Ceará, sua terra natal, aos sete anos de idade. Aos onze já tocava sanfona com seu pai e irmãos. Em 1979, montou sua primeira banda que o levou a ser convidado a percorrer o Nordeste com o cantor Messias Holanda, em 1981, a exemplo de Luiz Gonzaga, que criou seu estilo próprio, cantando o nordeste, suas cidades, modo de vida, secas, pássaros, etc. Sirano também criou seu estilo de forró onde relata principalmente as brincadeiras, vaquejadas, às “cornagens" e o dia-a-dia humorístico do­ nordestino. Em 1982, com o presente que recebeu do nosso maior sanfoneiro, Luiz Gonzaga, Sirano passou a fazer shows solo, inclusive showmicios. Aliás, na campanha de Fernando Henrique Cardoso para Presidente da República, executava o Hino Nacional em sua sanfona.
    
      Sirano consegue a proeza de tocar DUAS músicas ao mesmo tempo em sua sanfona, por exemplo, ele toca “ASA BRANCA" no teclado e "A VOL TA DA ASA BRANCA" nos baixos da sanfona.
     Quando da apresentação da Orquestra de Câmera de Moscou, em Fortaleza, gravou uma fita para apresentar antes do conserto, onde executava peças de Mozart intercaladas com músicas de Luiz Gonzaga, realizando uma transformação do clássico para o forró e vice e versa, incorporando os dois autores como se fosse um só. Gravou seu primeiro disco a convite da gravadora continental, em 1988. Em 1990 gravou seu segundo trabalho, "ARRETADO", um independente que teve uma ótima repercussão pelo Ceará. Em 1992, lançou seu terceiro trabalho solo "DE MARANGUAPE PARA O BRASIL". Em 1993, passou a ser apresentador do programa "MEU XODÓ" que ia ao ar pela TV JANGADEIRO, na época transmitido pela TV BANDEIRANTES, depois passou a ser transmitido pelo SBT, passando a ser apresentado aos sábados, depois Sirano passou à apresentar dois programas "BRASIL TROPICAL" transmitido pela parabólica, no Canal do Boi, canal 09, onde mostra cantores, conjuntos, humoristas locais e outros artistas conhecidos nacionalmente e outro "NORDESTINANDO" transmitido pelo TV DIARIO teve local para todo nordeste e pela parabólica para outros estados sendo transmitido aos sábado à noite e tendo reprise na semana. Atualmente Apresenta o Programa “NO ALPENDRE DA FAZENDA” transmitido pela na TV DIARIO, exibido aos domingos as 05h30min. Onde mostra artistas locais, nacionais e particularidades do dia a dia nordestino com entrevistas e reportagens. Seu quarto trabalho e primeiro CD "SIRANO e Banda Só o Mie", foi lançado em 1994 pela Cid, que trouxe os sucessos Cabra Desmantelado, Valentona, Barriga branca e Escolinha do professor Raimundo. Em 1995, fez o lançamento de seu quinto disco com os sucessos Cabra namorador, Casa separa, Só no nane nanai, To bebendo to pagando, Ficando Solteiro, Chifrudim e outros pela Som Zoom, vendendo mais de cem mil cópias, ganhando Disco de Ouro. A convite da gravadora Paradoxx Music, em 1996, Sirano lançou seu sexto CD, incluindo os sucessos, Não levo mulher pro forró, Danada da pensão, Cara lisa, Jeito bom, Do batente a fora cabra solteiro. Em 1997 lançou seu sétimo CD "CABRA ASSIM É BOM DEMAIS", incluindo os sucessos: Foi mulher pra mim ta bom, Que mercadoria, Você é muito é do..., Etc. Ainda em 1997 lançou seu oitavo CD, "SIRANO É FESTA - MEU ESPORTE É VAQUEJADA", pela Paradoxx Music onde destacamos, Meu esporte é vaquejada, Maçaroca arretada, Sete muié, Te jurei, Quem manda é a mulher, Camaleão, etc.

     Em 1998, lançou seu CD ao vivo, "SIRANO E SIRINO AO VIVO", onde constam regravações de todos os seus sucessos anteriores, e sendo esse também seu primeiro CD gravado em parceria com, seu irmão, Sirino. Em 1999 veio seu décimo trabalho “SIRANO E SIRINO - QUANTO MAIS EU BEBO, MAIS EU GOSTO DE VOCÊS”, com as músicas: Mulher de cabaré, Anjo da guarda, To doido pra sexar, Xhenhen nhem. Em 2000 lançou seu décimo primeiro CD "SIRANO E SIRINO - DOIS CABRAS CACETEIROS" com as músicas: Pense nele, Mulher ingrata e fingida, Vaqueiro caceteiro, Onde canta o sabiá e Quem não bebe não ver o mundo girar. Em 2001 lançou seu décimo segundo CD "SIRANO E SIRINO - O DESMANTELO CONTINUA" com as músicas Coração de cachaceiro, Sei que errei, Dois amores, Pelo nosso amor, Pode ver que to no meio, Chifre é que nem catimbo. Em 2002 lançou seu décimo terceiro CD “SIRANO E SIRINO FAMA DE RAPARIGUEIRO" com as músicas Fama de Raparigueiro, E deixe outro para mim, Nada de duas mulher, Quero, Quero, Até O Burro Chora, Uma Chuva de Saudade, Consolo de corno é cana.

     Em 2003, lançou o décimo quarto CD “SIRANO E SIRINO - AMOR DE RAPARIGA E QUE E AMOR” com as músicas: Amor de rapariga, Ele vai voltar, Pocotó, Mulher tu és a culpada, Se mulher fosse veneno, Bebe neném, com certeza, Cara ter, Amor a toda hora, Se pensar endoida, Vem me ver, Ela largou nele e ele, Mulher ingrata e fingida, Dê um toque, Você ta me dando bola, Eu só quero três coisas, Quem fala de mais, Nordestinando. Em 2004, lançou seu décimo quinto CD “SIRANO E SIRINO - DANDO UM BANHO DE GATO" com as músicas: Se arranjo uma namorada ela diz que é rapariga, dando um banho de gato, Não atendeu, Quem tem uma não tem nada, Te quero mesmo assim, Bonita quando é brava, Só não passa você, Eu quero um beijo. Em 2005, lançou o décimo sexto CD “SIRANO E SIRINO - NÃO DURMO NÃO VOU EMBORA" com as músicas: Não durmo não vou embora, Vou ficando com as duas, Melhor do que amor é fazer amor, Chifre tira o paladar, sofrendo sem merecer, Quem procura acha, Saudade Judéia demais, O abestado pensa que é forró.

     Em 2005, lançou também o décimo sétimo “SIRANO E SIRINO ­CIRCUITO DE VAQUEJADA” . Em 2006 lançou o décimo oitavo CD “SIRANO E SIRINO - O DESMANTELO SÓ PRESTA GRANDE”, com o mesmo titulo do primeiro DVD, tem varias musicas de CDs anteriores como: Não durmo não vou embora, Dormindo no sofá, Casa separa, Mulher de cabaré, Amor de Rapariga, To bebendo to pagando, Vamos fazer amor na rede, e algumas inéditas como: A naja lá de casa, O desmantelo só presta grande.

     Em 2007 lançou seu décimo nono CD “SIRANO E SIRINO – DOIS VAQUEIROS APAIXONADOS”, com as músicas: Não tenha vergonha de roer, Dois vaqueiros apaixonados, Assim sou eu, Bate bem devagarzinho, Aline, Safadinha é bom demais. Em 2008, lançou o vigésimo CD “ SIRANO E SIRINO - NÃO TENTE ME IMPEDIR”, com as musicas:  Não tente me impedir, Pode acreditar que o amor existe,Se eu não gostar de mim quem é que vai gostar?, Preciso de carinho preciso de você, feliz quem tem amor, O teu silêncio faz barulho. Em 2009, lançou seu vigésimo primeiro CD “SIRANO E SIRINO - TÔ TÔ NAMORANDO A FILHA DO PATRÃO” com as musicas: O namorado, Tô Tô Namorando, A filha do Patrão, A resposta do Namorado.

     Sirano e Sirino vêm realizando shows pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia “Piauí” Maranhão, Bahia. Como Compositor Sirano possui mais de duzentas obras. Algumas canções foram gravadas pela Banda Mastruz com Leite (Pneu Furado, Cheiro de Perfume, Só se Casar), pela cantora Kátia de Tróia (Moreno), Banda Mel com Terra (sala de Reunião), Banda Alta Tensão ( Mais e Muito Mais), a cantora Eliane (Quero de dar amor) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário